AGOSTO LILÁS
Enfrentamento da violência contra a mulher é tema de podcast da ALE-RR

Programa da ALE-RR debateu acolhimento às mulheres vítimas de violência – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta quinta-feira (22), o podcast “Agosto Lilás”, programa que discutiu o enfrentamento da violência doméstica e familiar no Estado. Nos estúdios da Rádio Assembleia, o programa convidou autoridades que fazem parte da rede de apoio à mulher vítima de violência e apresentou dados deste crime no Brasil.

Com transmissão simultânea na TV Assembleia (canal 57.3) e no canal da Casa Legislativa no Youtube (@assembleiarr), o podcast abordou tópicos da Lei Maria da Penha, que este ano, completou 18 anos de criação. Entre as informações reveladas no programa, a de que mais de 25 milhões de brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar, sendo a violência psicológica a mais comum (89% dos casos).

Para este debate, participaram do programa representantes do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) da ALE-RR, da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Boa Vista. As autoridades abordaram como cada órgão atua na rede de proteção que atende à mulher em situação de violência.

A diretora do Chame, Hannah Monteiro, destacou os 15 anos de atuação do órgão da ALE-RR – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Sabemos que a violência contra as mulheres existe há muito tempo, e por medo, muitas foram silenciadas. Hoje, nosso principal foco é dizer que elas podem e devem buscar ajuda. Agora, há uma grande rede de apoio disponível. Por isso, um podcast como esse, que une diferentes poderes e pessoas engajadas na causa, é fundamental”, destacou Hannah Monteiro.  diretora do Chame, órgão do Legislativo que completou 15 anos de história em 2024.

A titular da delegacia especializada no atendimento à mulher, Verlânia de Assis, ressaltou, durante o programa, o papel da Polícia Civil e do Estado no combate a este crime.

Verlânia de Assis, delegada, frisou o papel do Estado para proteção às mulheres – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Este mês, focamos na conscientização e na divulgação da Lei Maria da Penha, destacando os serviços que o Estado oferece, como a Casa da Mulher Brasileira, que reúne a delegacia, defensoria pública, polícia militar, promotoria e juizado. Também estamos realizando a operação nacional denominada ‘Chamar’, simbolizando um chamamento à sociedade para se unir no combate à violência contra a mulher, pois é essencial que todos se envolvam para ajudar essas mulheres a sair da situação de violência”, disse a delegada.

Outro braço importante nesse contexto é o órgão de promoção e defesa dos direitos da mulher da DPE-RR, conforme enfatizou o assessor jurídico da instituição, Paulo Ramos.

Paulo Ramos é assessor jurídico da DPE-RR – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A principal finalidade é orientar mulheres vítimas de violência de gênero, especialmente em processos judiciais. Quando não têm condições de pagar um advogado, elas contam com a Defensoria Pública Estadual para garantir que não fiquem sem assistência jurídica. No Agosto Lilás, reforçamos a importância de abordar esse tema”, pontuou Ramos.

A guarda municipal Jessyka Pereira faz parte do projeto “Patrulha Maria da Penha”, iniciativa que busca garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência, com guardas municipais especializados que fazem visitas regulares às casas das mulheres. Ela frisou que o debate promovido pela Superintendência de Comunicação do Poder Legislativo contribui para conscientizar a população sobre essa temática.

A guarda municipal Jessyka Pereira integra a Patrulha Maria da Penha – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A campanha ‘Agosto Lilás’ foi criada justamente para conscientização, pois muitas mulheres desconhecem a proteção oferecida pela Lei Maria da Penha. Por isso, é fundamental ter programas como este podcast, bem como reportagens, ações e palestras que levem conhecimento às mulheres, permitindo que elas saibam como se proteger”, disse.

O programa foi mediado pela jornalista e diretora de Rádio e TV da ALE-RR Camila Dall’Agnol. Ela explicou que a Casa Legislativa sempre busca o debate público por meio dos podcasts.

A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, foi a mediadora do debate – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A Superintendência de Comunicação realiza dois podcasts por mês, dedicados a debater temas relevantes e ligados às campanhas mensais, promovendo reflexão e conscientização. Em agosto, destacamos duas datas importantes: os 18 anos da Lei Maria da Penha e os 15 anos do Chame. Por isso, o programa abordou esses marcos para informar não apenas as mulheres, mas toda a sociedade, mostrando a evolução nesses 18 anos de implementação da lei”, declarou a diretora.

No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos do podcast. O acesso é por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Outras mídias

Para quem perdeu a exibição ao vivo do “Podcast Agosto Lilás”, é possível assisti-lo no canal do Parlamento roraimense no YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/live/vCwDQKrdOAk. Lá, também estão disponíveis os demais podcasts produzidos pela Casa Legislativa.

Além disso, a população pode conferir também esses debates por meio dos aplicativos de áudio Spotify e Deezer, procurando pela Assembleia Legislativa de Roraima nestas plataformas.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima